APADRINHAMENTO DE IDOSO
Apadrinhamento Afetivo é uma ação social que tem o objetivo de garantir o direito à convivência comunitária a pessoas idosas, acolhidas institucionalmente.
O padrinho ou madrinha atua como um prestador de serviço voluntário e vai desenvolver com seu afilhado um contato por meio de visitas, passeios, atividades lúdicas, conversas e apoio a suas necessidades básicas (como doação de fraldas, por exemplo).
Através da realização de atividades, culturais e recreativas, ambos passam a estimular o fortalecimento de vínculos dos idosos, acompanhando em passeios ou atividades organizados pela Instituição, com isso reduzindo o isolamento social.
Esse projeto tem como base o Estatuto do Idoso e as diretrizes da Política Nacional dos Direitos do Idoso que prevê um princípio que assegure o direito a convivência familiar e comunitária dos idosos.
A proposta do trabalho é de atuação interdisciplinar, sendo o coordenador, na maioria das vezes o Psicólogo e profissionais ligado ao Trabalho Social com Idosos, assistente social, Terapeuta Ocupacional, Educador físico, musicoterapeuta, Nutricionista, Enfermeiro e Médico.
Esses profissionais têm dentre suas atribuições à responsabilidade de estimular a troca de informações sobre envelhecimento entre os participantes.
O que posso fazer com meu afilhado afetivo?
* Levar para passear;
* Levar ao médico/subsidiar custo de consultas ou exame;
* Visitas com frequência a ILPI;
* Participar de datas comemorativas.
Quem pode apadrinhar?
* Ter disponibilidade para participar da vida do (a) afilhado (a) (visitas a instituição, etc.);
* Ter mais de 21 anos;
* Apresentar toda a documentação exigida;
* Consentir visitas técnica na sua residência;
* Respeitar as regras e normas colocadas pela ILPI;
* Participar das oficinas e reuniões com a equipe técnica do Projeto;
Como apadrinhar?
Você pode entrar em contato diretamente com o Lar Jesus Maria José através dos canais de comunicação (site, Facebook e Instagram).
Não disponho de tempo mas gostaria de ajudar, é possível?
Sim, você poderá entrar com apoio financeiro, suprindo uma eventual necessidade do morador.
Pode ser uma doação ou até mesmo subsídio mensal.
ADOTE UM AVÔ(Ó)
ESPERAMOS POR VOCÊ





